domingo, 7 de abril de 2024

Cuidado dos os remédios para toda vida



Entre 2018 e 2022, o consumo do psicoestimulante dimesilato de lisdexanfetamina, componente do Venvanse, utilizados no tratamento de TDAH, disparou de 618 mil para 1,4 milhão de caixas, segundo o Sindusfarma. Este aumento reflete o uso amplo em áreas de intensa atividade empresarial, particularmente entre executivos e estudantes que buscam maior produtividade e foco.


Especialistas têm alertado para as repercussões negativas do consumo desregrado desses medicamentos. Marcelo Kyrillos, cirurgião dentista, observa um crescimento nos casos de bruxismo e erosão dentária entre usuários, principalmente executivos. Relata-se, ainda, um aumento em diagnósticos de dores crônicas e problemas na musculatura de mastigação e na articulação temporomandibular (ATM), ligados à utilização indevida dos estimulantes.

O neurocirurgião Wanderley Cerqueira, do Hospital Israelita Albert Einstein, vincula diretamente o bruxismo ao uso inadequado de psicoestimulantes. Esse comportamento, influenciado pelo sono de baixa qualidade e tensão muscular, leva a erosões dentárias e dores articulares e cervicais. Raphael Soares, executivo e usuário anterior de Venvanse sem diagnóstico de TDAH, compartilha sua experiência de aumento de ansiedade e sintomas físicos adversos, como dores tensionais e boca seca, desencadeados pelo medicamento.

Para remediar os danos, tratamentos de desprogramação neuromuscular em consultórios odontológicos visam aliviar as tensões faciais e cervicais, além de melhorar a qualidade do sono e a respiração nasal. Kyrillos sublinha a importância deste tratamento, integrado ao sistema Estomatognático, responsável pelas funções de mastigação, fala e deglutição. No entanto, ele ressalta que sem a cessação do uso irresponsável dos estimulantes, os tratamentos podem não alcançar a eficácia desejada.
Este cenário destaca a urgente necessidade de conscientização sobre os riscos associados ao uso não prescrito de psicoestimulantes e a importância de acompanhamento médico para evitar consequências graves à saúde.


#PsiAlessanderCapalbo

Agende hoje mesmo a sua sessão: 61 - 99500-0200 ou 61 - 2017-4939

Sessão a Valor Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expansão no Acesso a Atendimentos Psicológicos no DF: Um Reflexo de Conscientização ou Necessidade Crescente?

Nos últimos cinco anos, a demanda por serviços psicológicos na rede pública de saúde do Distrito Federal teve um aumento expressivo. Segundo...