sexta-feira, 5 de abril de 2024

Deslizes Verbais ou Atos Falhos? Desvendando o Inconsciente



Já se viu trocando nomes ou utilizando uma palavra no lugar de outra, de forma inadvertida? Em nossa vida diária, tais deslizes podem ser vistos como simples equívocos ou falhas, momentos de distração que acontecem "por acaso". No entanto, sob a lente da psicanálise, esses aparentes erros assumem uma significação mais ampla, sendo reconhecidos como deslizes verbais. Comumente alvo de brincadeiras no dia a dia, quando alguém comete uma gafe ao falar, a verdade é que esses atos carregam em si uma profundidade maior.

A psicanálise, com suas raízes fincadas na noção do inconsciente e suas manifestações, identifica nos deslizes verbais (ou parapraxias) a expressão de desejos e conteúdos que residem fora do alcance da consciência, manifestando-se por meio de falhas na fala, leitura, escrita, lapsos de memória ou até atos comportamentais inadvertidos.
Sigmund Freud foi pioneiro ao apontar que o inconsciente se faz notar por esses desvios aparentemente triviais, sugerindo que esses erros, longe de serem aleatórios ou insignificantes, encerram significados que clamam por interpretação.

Tais eventos são vistos como tentativas que ao mesmo tempo falham e acertam: são interpretados como erros apenas porque o conteúdo inconsciente que os impulsiona permanece oculto à consciência. Seguindo esta linha de pensamento, um ato não é verdadeiramente falho se consegue expressar um desejo inconsciente. O psicanalista francês Jacques Lacan expressou esse fenômeno de forma eloquente: “As palavras que tropeçam, de fato, confessam; elas desvelam uma realidade escondida.” Assim, os deslizes verbais não são meros acidentes de percurso, mas janelas para o entendimento profundo de nossos desejos e conflitos internos, oferecendo pistas valiosas para a compreensão do funcionamento da mente humana.


Psicólogo e Psicanalista Alessander Capalbo


Agende hoje mesmo sua sessão:

Fone e WhatsApp: 61 - 99500-0200

#psicanalise
#psicanáliseclínica
#mentehumana
#inconsciente
#comportamento
#terapia
#autoconhecimento
#saudemental
#terapiaonline
#terapiafazbem
#clinicapsicanalitica
#psi
#estudospsicanaliticos
#psicanalisefreudiana
#façaterapia
#falarfazbem
#ocorpofala
#atendimentopsicanalitico
#estudospsicanaliticos
#atofalho
#psi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expansão no Acesso a Atendimentos Psicológicos no DF: Um Reflexo de Conscientização ou Necessidade Crescente?

Nos últimos cinco anos, a demanda por serviços psicológicos na rede pública de saúde do Distrito Federal teve um aumento expressivo. Segundo...