segunda-feira, 8 de abril de 2024

Tenho que dar conta em todas as situações da minha vida?



Já se perguntou por que às vezes sentimos que precisamos lidar com tudo? Muitos de nós acreditam na ideia de que devemos estar sempre prontos para enfrentar qualquer desafio, seja em casa, no trabalho ou na escola. Mas, na verdade, essa expectativa de estar sempre no nosso melhor não é realista. Até as máquinas precisam de pausas para manutenção, então por que nós, seres humanos, pensaríamos que somos diferentes?

Nossa vida é semelhante às estações do ano. Temos momentos de alegria e calor, como o verão, e outros que nos pedem para renovar nossas energias, assim como o outono faz com as árvores. Também enfrentamos períodos difíceis e frios, que podem ser comparados ao inverno, mas sempre há a chance de renovação e beleza, como na primavera. Cada fase traz suas próprias lições e importâncias.

Infelizmente, muitas pessoas estão adoecendo porque assumem mais responsabilidades do que podem lidar. A pressão para nunca parar, nunca errar e sempre produzir pode levar a problemas sérios como ansiedade, depressão e a síndrome de burnout. Ignorar os sinais de que precisamos descansar só piora as coisas.

É importante entender que não precisamos estar sempre em pleno funcionamento. Dar uma pausa, como tomar um café e espairecer, pode ser mais benéfico do que insistir em uma tarefa frustrante. Saber quando parar e recarregar é crucial. Não precisamos nos forçar a florescer ou frutificar fora do nosso tempo. Cada coisa tem seu momento certo, dependendo das circunstâncias.

Além disso, lembre-se de que você não está sozinho. Familiares, amigos e colegas de trabalho podem oferecer suporte emocional importante. E se sentir que o período difícil está durando muito, pode ser hora de procurar ajuda profissional, como um psicólogo. Lembre-se também da importância de cuidar de si mesmo, inclusive cuidando da sua pele com protetor solar!


#PsiAlessanderCapalbo

Agende hoje mesmo a sua sessão: 61 - 99500-0200 ou 61 - 2017-4939

Sessão a Valor Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expansão no Acesso a Atendimentos Psicológicos no DF: Um Reflexo de Conscientização ou Necessidade Crescente?

Nos últimos cinco anos, a demanda por serviços psicológicos na rede pública de saúde do Distrito Federal teve um aumento expressivo. Segundo...