terça-feira, 7 de maio de 2024

Liberdade é ter responsabilidade



Freud afirmava: "A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade"


já parou para pensar se realmente é livre ou se vive como um robô programado? A ideia de liberdade vai além de apenas não ter restrições externas; trata-se de ser capaz de fazer escolhas próprias e lidar com as consequências dessas decisões. É aqui que entra a reflexão proposta pela psicanálise sobre o vínculo entre ser livre e ser responsável.

Muitas vezes, evitar a responsabilidade parece o caminho mais fácil. Afinal, assumir o controle total de nossas ações pode ser assustador. Segundo a psicanálise, ser verdadeiramente livre envolve mais do que fazer o que queremos — significa entender e aceitar os motivos profundos por trás de nossas escolhas, incluindo aqueles desejos e impulsos que nem sempre estamos prontos para enfrentar.

Encarar esses aspectos ocultos de nós mesmos pode revelar medos e conflitos internos que nos desafiam a questionar e a reavaliar nossos valores mais arraigados. Isso pode gerar ansiedade, pois enfrentar a verdade sobre quem somos e o que realmente queremos exige coragem e determinação.

A jornada para uma verdadeira liberdade não é fácil. Requer uma exploração honesta e profunda de nossos conflitos internos, além da disposição para resolver essas tensões internas. Ao fazermos isso, podemos começar a viver de forma mais autêntica e responsável, guiando-nos não apenas por convenções sociais, mas por uma compreensão clara de nossos desejos e necessidades reais.

Se você se identifica com a luta entre desejar a liberdade e temer a responsabilidade que ela traz, pode ser um momento oportuno para buscar apoio. Com a orientação adequada, você pode aprender a viver de forma mais livre e consciente, assumindo as rédeas da sua vida de maneira plena e significativa.

Precisa de ajuda, porque você não se sente livre? Estou disposto a te ajudar:



Psicólogo e Psicanalista: AlessanderCapalbo
Agende hoje mesmo a sua sessão: 61 - 99500-0200 ou 61 - 2017-4939

Sessão a Valor Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder do Amor na Terceira Idade

Com o passar dos anos, o amor adquire uma profundidade que transcende o tempo, revelando sua verdadeira essência na maturidade e na sabedori...